Pular para o conteúdo principal

Lei de Gerson, Jeitinho Brasileiro...

Agora parece que virou moda ser "anti-corrupção", como se a corrupção fosse uma característica nova na sociedade brasileira e mundial.
Não, meus caros leitores (todos os 10 devem  saber disso), a corrupção, vem de muito tempo e ela não ocorre apenas na política partidária.  Temos e vemos cenas de corrupção diária...certos atos que consideramos como "justiça", usando argumentos do tipo "Ah, mas eu mereço!"
Entendeu?
O título deste artigo faz referência à expressões que caíram em desuso atualmente mas, que muito se usava: a expressão Lei de Gerson - desculpem-se os amigos que tem esse nome - origina-se num comercial de cigarros feito pelo jogador Gerson, nos anos 70, que encerrava com a frase que tornou-se célebre e conceito da tal "lei": "Levar vantagem em tudo, certo?"

Já a expressão "jeitinho brasileiro" é aquela velha burla diária em qualquer situação como, por exemplo, o agrado ao funcionário público para ele "acelerar" o processo que tanto se arrasta naquela repartição.

Qual o nome disso? Corrupção, oras.

Exemplos de corrupção diária tem vários:

#1- "Pô, arredonda minha nota ai. Vai me deixar em recuperação por 0,5?"
#2- "Vou estacionar na vaga pra deficiente. É rapidinho e ninguém tá vendo."
#3- "Vou estacionar em fila dupla. É rápido."
#4-Pra ganhar um benefício qualquer: "Vou preencher assim e como a fiscalização é falha, vou garantir pra mim. Porque tu não faz o mesmo?"
#5- "Vou pedir pro fulano que é vereador/deputado que ele veja pra mim aquele projeto."
#6- "Ô seu guarda, vamos ver como pode ficar essa multa..."

Eu teria outros tantos exemplos pra dar...mas vou ficar nesses.
Meu amigo, se tu puxaste pela memória e veio algum acontecimento vivido, bem só tenho a dizer que de corrupção tu entendes.
Por conhecimento...ou pela prática.

Abraços.

Ulisses B. dos Santos
@prof_colorado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TURMAS 301-303 (José Feijó)

  Brasil República (parte 1) Agora que já vimos a II Guerra Mundial, iremos tratar sobre o Brasil República. Se você quiser, (re)ler o texto sobre a II Guerra Mundial, clique aqui . O período inicial da República (1984 até 1930), conhecido também como República Velha , é caracterizado pelo coronelismo, pelo voto a cabresto. Estes termos significavam que o controle político ocorria em áreas rurais, as eleições eram fraudadas, vigiadas e as pessoas mais humildes votavam em que o “coroné” queria. A partir da gestão de Afonso Pena começou a vigorar a Política do café-com-leite que significava um revezamento na presidência entre políticos de São Paulo e Minas Gerais. O Estado de São Paulo era o maior produtor de café e Minas Gerais produzia leite. Este acordo vigorou de 1889 até 1930. Este foi um período em que também ocorriam inúmero conflitos populares tanto rurais quanto urbanos. Conflitos Rurais Podemos citar os seguintes exemplos: Canudos (Bahia),Cangaço(Bahia), Contestado(Pa...

Aspectos da política nacional.

Nos últimos meses temos uma insistência, por parte dos grupos midiáticos de sempre, de criar uma clima de instabilidade quando o assunto é o governo federal. Parece que ainda não assimilaram a derrota na eleição passada. Existe uma clara diferença de tratamento quando a crise é responsabilidade deste ou daquele partido. Vejamos alguns exemplos: a abordagem da crise da água em SP - governo do PSDB faz 20 anos - só entrou com mais força nos noticiários nacionais, quando começou a afetar os demais estados da região sudeste - RJ e MG . Seria uma forma de "nacionalizar" a crise paulista? Existem matérias da Folha de São Paulo, que dão conta de avisos a respeito deste futuro problema da água, que datam de 2004. Ou seja, os sucessivos governos do PSDB em SP perderam UMA DÉCADA, que poderia evitar ou reduzir substancialmente a atual crise. É engraçado que nenhum especialista diz em quanto tempo a situação irá se regularizar. Eu acredito que as opções abaixo resumem as possibilidad...

De quando conheci José Saramago.

1997. Mais precisamente naquele 10 de abril, em meio a um seminário sobre História e Literatura Brasil/Portugal, ocorrido na UFRGS, tive o prazer de conhecer José Saramago. Naquela época, eu era estagiário na Secretaria Municipal da  Cultura em um setor - que acredito não exista mais - em que, sem falsa modéstia, fervilhavam cultura, debate e conhecimento. Lembro que naquele ano eram lançados em bancas de revistas clássicos da lingua portuguesa a um preço módico, algo em torno de 10 reais. E 10 reais por um livro, até um estagiário da prefeitura podia pagar. Pois, compramos (eu e mais dois ou três colegas) um clássico de José Saramago, "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" e, ao mesmo tempo que líamos, fazíamos debates sobre o trecho lido. Um dia, alguém chegou com a notícia que José Saramago viria à cidade para o já referido seminário e aquilo já nos fez pensar em entrevistá-lo. Uso esta expressão "entrevistá-lo", porque fazíamos parte de um jornal alternativo em que...