Pular para o conteúdo principal

Texto de Apoio 06 (turma 203)

 A Conquista da América (continuação)

Olá! Vamos continuar vendo o processo de dominação e conquista do chamado “Novo Mundo” que viria a se chamar América, iniciado no texto de apoio anterior. Se quiser (re)ler, clique aqui.

Podemos considerar que, para efeito de estudo, foram três os casos de conquista européia no Novo Mundo: a chamada América Ibérica (Portugal e Espanha) e a América Inglesa. Sempre importante lembrar que estas Coroas européias são Absolutistas e Mercantilistas. Se você não lembra dos principais conceitos, clique aqui.

América Espanhola

O processo de conquista e dominação da parte espanhola do Novo Mundo divide-se em dois períodos: Período das Conquistas e Período da Colonização.

a)Período das Conquistas: do descobrimento até 1530 (séc.XVI). O acontecimento mais relevante dessa fase foi a destruição dos grandes impérios ameríndios. também chamados de pré-colombianos(Maia, Inca e Asteca). Além da dominação sobre outros povos como os toltemas, olmecas e etc…

b)Período da Colonização: de 1530 até início do séc. XIX. Etapa em que as terras coloniais foram administradas exclusivamente pela Coroa Espanhola.

E aqui um vídeo sobre a conquista da América espanhola:

https://www.youtube.com/watch?v=uS8K3Chl-ZY

Até nossas próximas aulas via meet:

dia 11/11 às 9h.

dia 13/11 às 11h.

Um abraços,

Prof. Ulisses Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TURMAS 301-303 (José Feijó)

  Brasil República (parte 1) Agora que já vimos a II Guerra Mundial, iremos tratar sobre o Brasil República. Se você quiser, (re)ler o texto sobre a II Guerra Mundial, clique aqui . O período inicial da República (1984 até 1930), conhecido também como República Velha , é caracterizado pelo coronelismo, pelo voto a cabresto. Estes termos significavam que o controle político ocorria em áreas rurais, as eleições eram fraudadas, vigiadas e as pessoas mais humildes votavam em que o “coroné” queria. A partir da gestão de Afonso Pena começou a vigorar a Política do café-com-leite que significava um revezamento na presidência entre políticos de São Paulo e Minas Gerais. O Estado de São Paulo era o maior produtor de café e Minas Gerais produzia leite. Este acordo vigorou de 1889 até 1930. Este foi um período em que também ocorriam inúmero conflitos populares tanto rurais quanto urbanos. Conflitos Rurais Podemos citar os seguintes exemplos: Canudos (Bahia),Cangaço(Bahia), Contestado(Pa...

A violência nossa de cada dia.

A violência sempre foi cotidiana, podendo estar presente em qualquer lugar, em qualquer relação social. Desde a violência doméstica que, muitas vezes, silencia a vítima deixando-a impotente até a violência nas ruas das cidades. Temos inúmeros exemplos de agressão: da verbal, moral, psicológica chegando, claro, na física muitas vezes, sumária. A diferença é que, hoje em dia, qualquer reação ganha contornos ilimitados por termos uma ferramenta inédita: a Internet. Por isso, devemos ter muito cuidado com o que se fala e/ou escreve por não se poder medir seu alcance. Estamos sujeitos, qualquer um de nós, a situações que podem valer uma vida. Atos corriqueiros de outrora tornam-se verdadeiras aventuras cotidianas. Uma parcela significativa da sociedade estipulou-se um "toque de recolher" espontâneo: aqueles que podem recolhem-se às suas casas assim que a noite cai. Ninguém se permite vacilar. Acreditando que as agressões ocorrem apenas à noite. Ilusão. Deixo aos outros o discu...

Tempos de intolerância e infantilização

“O drama da Internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade. As redes sociais dão direito à palavra a uma legião de imbecis, que antes falavam em uma mesa de bar, depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a coletividade.”                     Umberto Eco Vivemos tempos bicudos. Tempos em que a intolerância, a irracionalidade pautam nosso dia-a-dia, muitas vezes dividindo, separando famílias, dando fim à amizades. Uma preocupação que eu tinha nos anos 80 parece querer voltar: o receio de vestir vermelho e ser ofendido ou agredido por isso e, ainda por cima, ver o agressor  considerar-se dono da razão, justificando a agressão pela cor da minha roupa. Até onde iremos? Será que a irracionalidade venceu? Soma-se a isso o fato de termos um processo de infantilização do discurso político. Senão, vejamos: quando estudamos as primeiras décadas da históri...