Pular para o conteúdo principal

Clássico GRENAL!

Desde pequeno os gaúchos e gaúchas aprendem a viver a cultura do futebol e, em especial, aquele jogo que é considerado, até por especialistas de fora do RS, a maior rivalidade futebolística do Brasil: o clássico GreNal. O GreNal muda a cara das pessoas, o ânimo daqueles que participam, seja como torcedores, jogadores e etc.. Ao lado se tem a chamada da primeira edição do clássico, vencida pelo gremio por 10x0, é bom que se diga e isso pouco se diz, que naquela época o gremio já era a 6 anos profissional, enquanto que o Inter era amador a 6 meses. Forças desproporcionais, portanto.

Mas, se do lado tricolor existe a cantilena dos "10x0", do lado colorado existe a mística de ter a maior goleada nos tempos profissionais - de ambos os times- 7x0 e aquela história que entrou pros anais do confronto,o famoso 6x0, que deveria ter sido 11x0 não fosse o árbitro anular 5 gols do Inter e ao final dizer que "fez aquilo porque era muito pra um time só."

Mas, como disse o Patrono do Inter Ildo Meneghetti, "GreNal é GreNal", e como outro famoso também falou "GreNal arruma ou desarruma a casa." E, na atualidade a supremacia colorada no confroto é abissal: são 24 vitórias a mais, 64 anos de vantagem em relação ao rival, sempre que o clássico valeu vaga para um torneio no ano seguinte, ou mesmo a eliminação do derrotado no certame em disputa, o vencedor foi sempre o mesmo: o Inter. Nenhum clássico no mundo da bola tem uma diferença tão grande quanto a verificada  no clássico GreNal.

Gostar de um dos times é algo que se passa de geração em geração. O que defendo aqui é que, independente das cores que tu defendas, seja colorado ou seja gremista, que se faça "na boa", que a flauta seja sadia, que o futebol não seja o canal para divulgação de ódios e preconceitos.








Afinal, como já se disse:
Gre-Nal é Gre-Nal!

Comentários

  1. Estimado Ulisses

    Como estas??? Adorei o teu blog, super inteligente e de bom gosto. Como sempre, tudo o que tu dizes ou fazes com 100% de qualidade.

    Grande Internacional!!!

    Saudacoes Coloradas

    Abracos

    Maria do Carmo

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo cara, principalmente no último parágrafo, pois temos que acabar c/ essa fama de que GreNal é sinônimo de guerra, afinal esse é o maior clássico do Brasil. Não vamos transformá-lo em palco de desavenças e notícia do Brasil Urgente.
    P.S: Pô Ulisses esse boné do MST tá um pouco revolucionário e "Lulista", não acha?? haha Abs Jean Balbinotti

    ResponderExcluir
  3. Ulisses!

    O seu texto é muito bom. Mas, acredite que há alguns dias atrás, escutei de gremistas algo que ainda não havia escutado; ou seja, de que em Campeonatos Brasileiros, o gremio (pasmem) teria larga vantagem de vitórias em grenais. Fiquei atônito; pois, não havia pensado dessa forma. Estou atrás desta informação, pra ver se é verdadeira ou não. Quem sabe, o tema não seja inspiração pra mais um texto no teu blog e de lambuja, eu consiga a resposta?

    Abraços;

    Alcides

    ResponderExcluir
  4. Se é verdade que o Grêmio venceu o primeiro grenal em 1909, é bom que eles lembrem quanto foi o jogo de Inauguração do Olímpico: 6 a 1 pro Colorado!
    alex

    ResponderExcluir
  5. Uli, lê esse aqui:
    http://pedraototal.blogspot.com/2009/07/jogo-da-vida.html

    Forte abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aguardo seu comentário/crítica/elogio.

Postagens mais visitadas deste blog

As Torcidas de Futebol e a Cultura do Ódio!

Sou de um tempo antigo. Sou de um tempo em que camisas de times de futebol eram desejo de consumo de qualquer jovem, porém só eram vistas nos campos dos estádios de futebol. Estas camisetas não eram vendidas e lembro que a primeira camiseta que tive foi feita pela minha mãe: ela comprou o emblema e costurou em uma camiseta toda vermelha. Faz uns 10 ou 15 anos que começou-se a popularizar estas camisetas e, o que era pra dar um colorido diferente e bonito na cidade, transformou-se, em alguns casos, em combustível para a violência. Hoje, lamentavelmente, vemos cenas de violência cada vez mais diária e feitas por pessoas cada vez mais jovens. Temos situações que vão desde o uso de expressões "pano de chão", até expressões chulas para se referir a alguma coisa do adversário. Eu vou a jogos de futebol desde que tinha 10 anos e sempre tive uma relação tranquila com o futebol. Fazia e faço o que qualquer torcedor faz: torço, seco, vibro, choro...mas claro tudo dentro da possível c

A que pontos chegamos?

Tentem-se imaginar sendo achincalhado, humilhado diariamente nos mais diversos meios de comunicação - rádios, tvs, jornais, bem como redes sociais. Como diria Paulo Henrique Amorim, um verdadeiro "Massacre!". Como se tudo isso não bastasse, ver a intimidade de sua casa ser invadida e detalhes de sua vida serem expostos, pela mesma mídia, pelos mesmos meios de comunicação... Goebbels não faria melhor. Nunca sua frase "Uma mentira repetida mil vezes, torna-se verdade." foi tão atual. Imagine-se sofrendo uma tortura psicológica diária, carregar um fardo, um peso - aquilo que antes era orgulho pessoal, orgulho de vida, história de vida - a tortura diária transformou em fardo. Possivelmente, ter receio de sair na rua, de ir ao shopping pelo simples medo de ser ofendida como inúmeros foram, em restaurantes, hospitais e outros lugares. Este tipo de gente que deu-se ao trabalho de ofende-la às portas do hospital, sem sequer respeitar a situação delicada que p

Texto de Apoio 06 (turma 203)

 A Conquista da América (continuação) Olá! Vamos continuar vendo o processo de dominação e conquista do chamado “Novo Mundo” que viria a se chamar América, iniciado no texto de apoio anterior. Se quiser (re)ler, clique aqui . Podemos considerar que, para efeito de estudo, foram três os casos de conquista européia no Novo Mundo: a chamada América Ibérica (Portugal e Espanha) e a América Inglesa. Sempre importante lembrar que estas Coroas européias são Absolutistas e Mercantilistas. Se você não lembra dos principais conceitos, clique aqui . América Espanhola O processo de conquista e dominação da parte espanhola do Novo Mundo divide-se em dois períodos: Período das Conquistas e Período da Colonização. a) Período das Conquistas : do descobrimento até 1530 (séc.XVI). O acontecimento mais relevante dessa fase foi a destruição dos grandes impérios ameríndios. também chamados de pré-colombianos(Maia, Inca e Asteca). Além da dominação sobre outros povos como os toltemas, olmecas e etc… b) Per