Pular para o conteúdo principal

TURMAS 301-303 (José Feijó)

 

Brasil República (parte 1)

Agora que já vimos a II Guerra Mundial, iremos tratar sobre o Brasil República. Se você quiser, (re)ler o texto sobre a II Guerra Mundial, clique aqui.

O período inicial da República (1984 até 1930), conhecido também como República Velha ,é caracterizado pelo coronelismo, pelo voto a cabresto. Estes termos significavam que o controle político ocorria em áreas rurais, as eleições eram fraudadas, vigiadas e as pessoas mais humildes votavam em que o “coroné” queria.

A partir da gestão de Afonso Pena começou a vigorar a Política do café-com-leite que significava um revezamento na presidência entre políticos de São Paulo e Minas Gerais. O Estado de São Paulo era o maior produtor de café e Minas Gerais produzia leite. Este acordo vigorou de 1889 até 1930.

Este foi um período em que também ocorriam inúmero conflitos populares tanto rurais quanto urbanos.

Conflitos Rurais

Podemos citar os seguintes exemplos: Canudos (Bahia),Cangaço(Bahia), Contestado(Paraná e Santa Catarina)

Conflitos Urbanos

Os exemplos de conflitos urbanos são a Revolta da Chibata, o Tenentismo e a Revolta da Vacina.

Uma outra característica importante é que neste início de século XX acontece a formação da classe operária a influência de ideologias como o Anarquismo , com o predomínio do anarco-sindicalismo naquele imaginário. Em 1906, acontece o Primeiro Congresso Operário Brasileiro e devido a direção de anarco-sindicalistas , o Congresso determinou a criação da Confederação Operária Brasileira (COB).

Por outro lado, na década de 20 do século passado, ocorre um evento que entrará para a história da cultura brasileira: A Semana de Arte Moderna de 1922, com a reunião de inúmeros intelectuais e artistas brasileiros que tiveram contato com artistas europeus do começo do século XX. Entre os destacados podemos citar Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Anita Malfatti, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral entre outros.

Até a próxima aula via meet,

301 - 11/11 às 10h

302 - 12/11 às 11h

303 - 12/11 às 10h e 13/11 às 10h.

Ulisses.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Torcidas de Futebol e a Cultura do Ódio!

Sou de um tempo antigo. Sou de um tempo em que camisas de times de futebol eram desejo de consumo de qualquer jovem, porém só eram vistas nos campos dos estádios de futebol. Estas camisetas não eram vendidas e lembro que a primeira camiseta que tive foi feita pela minha mãe: ela comprou o emblema e costurou em uma camiseta toda vermelha. Faz uns 10 ou 15 anos que começou-se a popularizar estas camisetas e, o que era pra dar um colorido diferente e bonito na cidade, transformou-se, em alguns casos, em combustível para a violência. Hoje, lamentavelmente, vemos cenas de violência cada vez mais diária e feitas por pessoas cada vez mais jovens. Temos situações que vão desde o uso de expressões "pano de chão", até expressões chulas para se referir a alguma coisa do adversário. Eu vou a jogos de futebol desde que tinha 10 anos e sempre tive uma relação tranquila com o futebol. Fazia e faço o que qualquer torcedor faz: torço, seco, vibro, choro...mas claro tudo dentro da possível c

Texto de Apoio 06 (turma 203)

 A Conquista da América (continuação) Olá! Vamos continuar vendo o processo de dominação e conquista do chamado “Novo Mundo” que viria a se chamar América, iniciado no texto de apoio anterior. Se quiser (re)ler, clique aqui . Podemos considerar que, para efeito de estudo, foram três os casos de conquista européia no Novo Mundo: a chamada América Ibérica (Portugal e Espanha) e a América Inglesa. Sempre importante lembrar que estas Coroas européias são Absolutistas e Mercantilistas. Se você não lembra dos principais conceitos, clique aqui . América Espanhola O processo de conquista e dominação da parte espanhola do Novo Mundo divide-se em dois períodos: Período das Conquistas e Período da Colonização. a) Período das Conquistas : do descobrimento até 1530 (séc.XVI). O acontecimento mais relevante dessa fase foi a destruição dos grandes impérios ameríndios. também chamados de pré-colombianos(Maia, Inca e Asteca). Além da dominação sobre outros povos como os toltemas, olmecas e etc… b) Per

2017 - mas pode chamar de 2016, parte II

Em todo final de ano é sempre o mesmo roteiro: lágrimas, desejos de felicidade para todos os lados e a esperança - afinal, além de ter sido o último bar a fechar é sempre a última a morrer - de dias felizes para todas a nossa volta. Ainda nem fechamos uma semana deste novo ano e as tragédias sociais estão fazendo algumas pessoas terem saudade do ano recém terminado. Assistimos a dois massacres ocorridos em presídios brasileiros. O primeiro, ocorrido´em Manaus com sessenta vítimas só tem como parâmetro aquele acontecido no Carandiru em São Paulo, em 1992.  No dia 06 de janeiro é a vez do estado de Roraima entrar para estatística macabra das chacinas: 33 mortos naquilo que as autoridades, ditas responsáveis, chamam de "acerto de contas entre grupos rivais". Uma das diferenças entre estas duas tragédias é que a de Manaus aconteceu no Presídio privado, o que contraria completamente a tese que alguns defendem de que presídios privados seriam a excelência com si só. È claro qu