Pular para o conteúdo principal

A Educação no RS

Alguns assuntos,do dia-a-dia do povo brasileiro,voltam à pauta apenas em época de eleição: Saúde, Segurança, Educação, entre outros.
Vou escrever um pouco sobre aquele que é a área em que atuo: a Educação.
Sou professor da rede estadual desde 2002 e já presenciei muita coisa, algumas certas, outras nem tanto... As pessoas que fazem-ou tentam fazer a educação- são revestidas da maior boa vontade. As pessoas, a que me refiro, são professores, funcionários de escola, direções(formadas por professores, apesar de alguns não lembrarem mais disso: que "estão direção"), alunos e suas famílias.
A Boa vontade daqueles que atuam no dia-a-dia entra em choque frontal com um elevado grau de descaso daqueles que deveriam fazer "políticas públicas" para a área. As escolas estão em condições estruturais muito precárias. O que se vê em grande escala são "reformas de aparência", ou seja, a simples pintura de prédios já serve para que se diga que a escola foi "reformada". Quando se acha que a destruição dos prédios escolares vem apenas do descaso do governo temos uma triste surpresa com a elaboração de uma equação tenebrosa: "DESCASO DO GOVERNO + PIXAÇÃO E DESTRUIÇÃO DE PATRIMÔNIO REALIZADA POR ALUNOS = PRÉDIO SUCATEADO."
Sim,meus amigos e amigas...não fiquem pensando que só temos alunos que se preocupam com a preservação dos prédios escolares(paredes,classes,corredoress,classes). Existem alunos(as) que grafitam e, com isso, destróem os prédios escolares.
O mais interessante é que estes alunos ficam IMPUNES. Dá uma tristeza, ou seria raiva?, a gente perceber que este aluno(a) que eu não sei quem é, pode estar na minha frente -com a maior cara de pau- respondendo "presente!" na hora da chamada. Lembrei de outro termo desta equação maligna...a equação completa é "DESCASO DO GOVERNO+PIXAÇÃO E DESTRUIÇÃO DE PATRIMÔNIO REALIZADA POR ALUNOS + FALTA DE FUNCIONÁRIOS PARA EXECUTAR A LIMPEZA DAS SALAS = ESCOLA SUCATEADA".O número de funcionários nas escolas para fazer esse tipo de trabalho....nem vou comentar, é quase uma ofensa acreditar que as escolas estão com o número ideal de funcionários para tal tarefa.
Os professores - a questão salarial, eu vou escrever em um texto separado só pra isso- vivenciam atualmente uma sensação de IMPOTÊNCIA frente a uma série de mecanismos de proteção ao aluno. É importante deixar claro que sou a favor destes mecanismos, destas leis, mas acredito que este corpo legal deveria, além de proteger o bom aluno, deixar clara a existência de punições aos alunos que só pensam em vandalizar o patrimônio público e agredir seus colegas.
A atual geração é muito sabedora de seus Direitos, mas o Deveres que é bom... Tem aluno que comete as maiores atrocidades no dia-a-dia escolar e o professor, ou faz vistas grossas, ou se constrange, pois ao levado à Direção, registra-se ocorrência, ou algo parecido e aquele aluno retorna à sala de aula, pois deve ser "incluído". Incluído, é meus amigos, a cantilena atual é a da Inclusão. Nenhum aluno fora da sala de aula...mesmo que o aluno NÃO QUEIRA estar lá. E aqui não culpo as Direções de escolas,pois estas também são reféns desta situação.
Quando escrevo "atrocidades", pixação é a menor de todas.
As condições materiais dadas às Direções, professores e funcionários de escola, nem sei se posso chamar de "condições materiais". Ainda estamos na aula com quadro negro e giz e o recurso mais moderno que temos -quando funciona- é o aparelho de dvd. São raras as escolas que possuem acervo de Dvd's. Falta uma "política pública" para a educação. Quando escrevo "política pública" é algo de verdade e não sequencias de factóides. (Mas...sobre isso, eu escrevo outro dia)

Abraços e até mais,

Comentários

  1. Realmente esse é o Fato quase imutável da educação brasileira,é claro as escolas particulares tem disso mas talvez um pouco de menos quanto as escolas publicas brasileiras.me sinto quase como ofendido por estudar ir a aula dia após dia,com chuva ou sol para ali construir um futuro.enquanto alguns vão para aula pensando que é malhação da globo.se o futuro de nosso pais esta nas mãos destes moleques,como será nosso futuro?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aguardo seu comentário/crítica/elogio.

Postagens mais visitadas deste blog

As Torcidas de Futebol e a Cultura do Ódio!

Sou de um tempo antigo. Sou de um tempo em que camisas de times de futebol eram desejo de consumo de qualquer jovem, porém só eram vistas nos campos dos estádios de futebol. Estas camisetas não eram vendidas e lembro que a primeira camiseta que tive foi feita pela minha mãe: ela comprou o emblema e costurou em uma camiseta toda vermelha. Faz uns 10 ou 15 anos que começou-se a popularizar estas camisetas e, o que era pra dar um colorido diferente e bonito na cidade, transformou-se, em alguns casos, em combustível para a violência. Hoje, lamentavelmente, vemos cenas de violência cada vez mais diária e feitas por pessoas cada vez mais jovens. Temos situações que vão desde o uso de expressões "pano de chão", até expressões chulas para se referir a alguma coisa do adversário. Eu vou a jogos de futebol desde que tinha 10 anos e sempre tive uma relação tranquila com o futebol. Fazia e faço o que qualquer torcedor faz: torço, seco, vibro, choro...mas claro tudo dentro da possível c

A que pontos chegamos?

Tentem-se imaginar sendo achincalhado, humilhado diariamente nos mais diversos meios de comunicação - rádios, tvs, jornais, bem como redes sociais. Como diria Paulo Henrique Amorim, um verdadeiro "Massacre!". Como se tudo isso não bastasse, ver a intimidade de sua casa ser invadida e detalhes de sua vida serem expostos, pela mesma mídia, pelos mesmos meios de comunicação... Goebbels não faria melhor. Nunca sua frase "Uma mentira repetida mil vezes, torna-se verdade." foi tão atual. Imagine-se sofrendo uma tortura psicológica diária, carregar um fardo, um peso - aquilo que antes era orgulho pessoal, orgulho de vida, história de vida - a tortura diária transformou em fardo. Possivelmente, ter receio de sair na rua, de ir ao shopping pelo simples medo de ser ofendida como inúmeros foram, em restaurantes, hospitais e outros lugares. Este tipo de gente que deu-se ao trabalho de ofende-la às portas do hospital, sem sequer respeitar a situação delicada que p

Texto de Apoio 06 (turma 203)

 A Conquista da América (continuação) Olá! Vamos continuar vendo o processo de dominação e conquista do chamado “Novo Mundo” que viria a se chamar América, iniciado no texto de apoio anterior. Se quiser (re)ler, clique aqui . Podemos considerar que, para efeito de estudo, foram três os casos de conquista européia no Novo Mundo: a chamada América Ibérica (Portugal e Espanha) e a América Inglesa. Sempre importante lembrar que estas Coroas européias são Absolutistas e Mercantilistas. Se você não lembra dos principais conceitos, clique aqui . América Espanhola O processo de conquista e dominação da parte espanhola do Novo Mundo divide-se em dois períodos: Período das Conquistas e Período da Colonização. a) Período das Conquistas : do descobrimento até 1530 (séc.XVI). O acontecimento mais relevante dessa fase foi a destruição dos grandes impérios ameríndios. também chamados de pré-colombianos(Maia, Inca e Asteca). Além da dominação sobre outros povos como os toltemas, olmecas e etc… b) Per