Alguns assuntos,do dia-a-dia do povo brasileiro,voltam à pauta apenas em época de eleição: Saúde, Segurança, Educação, entre outros.
Vou escrever um pouco sobre aquele que é a área em que atuo: a Educação.
Sou professor da rede estadual desde 2002 e já presenciei muita coisa, algumas certas, outras nem tanto... As pessoas que fazem-ou tentam fazer a educação- são revestidas da maior boa vontade. As pessoas, a que me refiro, são professores, funcionários de escola, direções(formadas por professores, apesar de alguns não lembrarem mais disso: que "estão direção"), alunos e suas famílias.
A Boa vontade daqueles que atuam no dia-a-dia entra em choque frontal com um elevado grau de descaso daqueles que deveriam fazer "políticas públicas" para a área. As escolas estão em condições estruturais muito precárias. O que se vê em grande escala são "reformas de aparência", ou seja, a simples pintura de prédios já serve para que se diga que a escola foi "reformada". Quando se acha que a destruição dos prédios escolares vem apenas do descaso do governo temos uma triste surpresa com a elaboração de uma equação tenebrosa: "DESCASO DO GOVERNO + PIXAÇÃO E DESTRUIÇÃO DE PATRIMÔNIO REALIZADA POR ALUNOS = PRÉDIO SUCATEADO."
Sim,meus amigos e amigas...não fiquem pensando que só temos alunos que se preocupam com a preservação dos prédios escolares(paredes,classes,corredoress,classes). Existem alunos(as) que grafitam e, com isso, destróem os prédios escolares.
O mais interessante é que estes alunos ficam IMPUNES. Dá uma tristeza, ou seria raiva?, a gente perceber que este aluno(a) que eu não sei quem é, pode estar na minha frente -com a maior cara de pau- respondendo "presente!" na hora da chamada. Lembrei de outro termo desta equação maligna...a equação completa é "DESCASO DO GOVERNO+PIXAÇÃO E DESTRUIÇÃO DE PATRIMÔNIO REALIZADA POR ALUNOS + FALTA DE FUNCIONÁRIOS PARA EXECUTAR A LIMPEZA DAS SALAS = ESCOLA SUCATEADA".O número de funcionários nas escolas para fazer esse tipo de trabalho....nem vou comentar, é quase uma ofensa acreditar que as escolas estão com o número ideal de funcionários para tal tarefa.
Os professores - a questão salarial, eu vou escrever em um texto separado só pra isso- vivenciam atualmente uma sensação de IMPOTÊNCIA frente a uma série de mecanismos de proteção ao aluno. É importante deixar claro que sou a favor destes mecanismos, destas leis, mas acredito que este corpo legal deveria, além de proteger o bom aluno, deixar clara a existência de punições aos alunos que só pensam em vandalizar o patrimônio público e agredir seus colegas.
A atual geração é muito sabedora de seus Direitos, mas o Deveres que é bom... Tem aluno que comete as maiores atrocidades no dia-a-dia escolar e o professor, ou faz vistas grossas, ou se constrange, pois ao levado à Direção, registra-se ocorrência, ou algo parecido e aquele aluno retorna à sala de aula, pois deve ser "incluído". Incluído, é meus amigos, a cantilena atual é a da Inclusão. Nenhum aluno fora da sala de aula...mesmo que o aluno NÃO QUEIRA estar lá. E aqui não culpo as Direções de escolas,pois estas também são reféns desta situação.
Quando escrevo "atrocidades", pixação é a menor de todas.
As condições materiais dadas às Direções, professores e funcionários de escola, nem sei se posso chamar de "condições materiais". Ainda estamos na aula com quadro negro e giz e o recurso mais moderno que temos -quando funciona- é o aparelho de dvd. São raras as escolas que possuem acervo de Dvd's. Falta uma "política pública" para a educação. Quando escrevo "política pública" é algo de verdade e não sequencias de factóides. (Mas...sobre isso, eu escrevo outro dia)
Abraços e até mais,
Vou escrever um pouco sobre aquele que é a área em que atuo: a Educação.
Sou professor da rede estadual desde 2002 e já presenciei muita coisa, algumas certas, outras nem tanto... As pessoas que fazem-ou tentam fazer a educação- são revestidas da maior boa vontade. As pessoas, a que me refiro, são professores, funcionários de escola, direções(formadas por professores, apesar de alguns não lembrarem mais disso: que "estão direção"), alunos e suas famílias.
A Boa vontade daqueles que atuam no dia-a-dia entra em choque frontal com um elevado grau de descaso daqueles que deveriam fazer "políticas públicas" para a área. As escolas estão em condições estruturais muito precárias. O que se vê em grande escala são "reformas de aparência", ou seja, a simples pintura de prédios já serve para que se diga que a escola foi "reformada". Quando se acha que a destruição dos prédios escolares vem apenas do descaso do governo temos uma triste surpresa com a elaboração de uma equação tenebrosa: "DESCASO DO GOVERNO + PIXAÇÃO E DESTRUIÇÃO DE PATRIMÔNIO REALIZADA POR ALUNOS = PRÉDIO SUCATEADO."
Sim,meus amigos e amigas...não fiquem pensando que só temos alunos que se preocupam com a preservação dos prédios escolares(paredes,classes,corredoress,classes). Existem alunos(as) que grafitam e, com isso, destróem os prédios escolares.
O mais interessante é que estes alunos ficam IMPUNES. Dá uma tristeza, ou seria raiva?, a gente perceber que este aluno(a) que eu não sei quem é, pode estar na minha frente -com a maior cara de pau- respondendo "presente!" na hora da chamada. Lembrei de outro termo desta equação maligna...a equação completa é "DESCASO DO GOVERNO+PIXAÇÃO E DESTRUIÇÃO DE PATRIMÔNIO REALIZADA POR ALUNOS + FALTA DE FUNCIONÁRIOS PARA EXECUTAR A LIMPEZA DAS SALAS = ESCOLA SUCATEADA".O número de funcionários nas escolas para fazer esse tipo de trabalho....nem vou comentar, é quase uma ofensa acreditar que as escolas estão com o número ideal de funcionários para tal tarefa.
Os professores - a questão salarial, eu vou escrever em um texto separado só pra isso- vivenciam atualmente uma sensação de IMPOTÊNCIA frente a uma série de mecanismos de proteção ao aluno. É importante deixar claro que sou a favor destes mecanismos, destas leis, mas acredito que este corpo legal deveria, além de proteger o bom aluno, deixar clara a existência de punições aos alunos que só pensam em vandalizar o patrimônio público e agredir seus colegas.
A atual geração é muito sabedora de seus Direitos, mas o Deveres que é bom... Tem aluno que comete as maiores atrocidades no dia-a-dia escolar e o professor, ou faz vistas grossas, ou se constrange, pois ao levado à Direção, registra-se ocorrência, ou algo parecido e aquele aluno retorna à sala de aula, pois deve ser "incluído". Incluído, é meus amigos, a cantilena atual é a da Inclusão. Nenhum aluno fora da sala de aula...mesmo que o aluno NÃO QUEIRA estar lá. E aqui não culpo as Direções de escolas,pois estas também são reféns desta situação.
Quando escrevo "atrocidades", pixação é a menor de todas.
As condições materiais dadas às Direções, professores e funcionários de escola, nem sei se posso chamar de "condições materiais". Ainda estamos na aula com quadro negro e giz e o recurso mais moderno que temos -quando funciona- é o aparelho de dvd. São raras as escolas que possuem acervo de Dvd's. Falta uma "política pública" para a educação. Quando escrevo "política pública" é algo de verdade e não sequencias de factóides. (Mas...sobre isso, eu escrevo outro dia)
Abraços e até mais,
Realmente esse é o Fato quase imutável da educação brasileira,é claro as escolas particulares tem disso mas talvez um pouco de menos quanto as escolas publicas brasileiras.me sinto quase como ofendido por estudar ir a aula dia após dia,com chuva ou sol para ali construir um futuro.enquanto alguns vão para aula pensando que é malhação da globo.se o futuro de nosso pais esta nas mãos destes moleques,como será nosso futuro?
ResponderExcluir