Pular para o conteúdo principal

Lembro como se fosse hoje...

Naquele 16 de agosto de 2006, acordei nervoso, tenso...pensava o tempo todo "É hoje! Tem que ser hoje!". Toda aquela aventura, hoje épica, começara em março, contra o Maracaibo, em um empate, nosso gol foi do lateral direito Ceará. Aspecto que se tornaria sinônimo de sorte, anos mais tarde...mas isso eu explico mais tarde.
Lembro que aquele 16 de agosto, úmido, chuvoso, começara mesmo uma semana antes. Na quarta anterior, 9 de agosto, eu não pude assistir ao primeiro jogo da final daquela Libertadores, pois estava trabalhando. Lecionei para as turmas, como se nada tivesse acontecendo, mas com o o coração...lá no Morumbi, pensamento a milhares de quilômetros dali, querendo que tudo estivesse correndo bem. Naquela campanha, fui a alguns jogos, e um dos mais marcantes, foi Inter 3x2 Pumas. Naquela partida, saímos perdendo por 2a0. O time mostrou uma capacidade de reação e indignação impressionantes. O estádio rugia, a cidade tremia.Milhares de corações pulsavam numa mesma intensidade. Bastava um gol, para por o time de volta à disputa. E o gol aconteceu, o estádio explodiu e aquele esquadrão seguia fazendo história. 3x2! Épico! Inesquecível!
Aquele primeiro jogo das finais, eu só pude ouvir, ao voltar pra casa..ouvi os dois gols do Sóbis e tive que me conter pois estava chegando em casa. Mas o compromisso era um só: Estar na final do dia 16 de agosto.
Lembro de ter passado aquele 16 de agosto, enviando torpedos ao meu irmão, me dizendo nervoso, a ponto de chorar e ele responder "Calma, mano! É hoje!"
Um dia nublado,chuvoso, frio até.
Mas, nós estávamos lá, presentes e vimos Clemer, Fernandão, Sóbis & Cia conquistar a América.
O Inter naquela noite, não enfrentou qualquer time. Enfrentamos um SPFC que era o atual campeão da América e do Mundo.(e o enfrentamento com o São Paulo, também se tornaria bom sinal no futuro. Mas isso, eu também conto depois.) O gol de Fernandão, o empate são-paulino, o gol de Tinga, o outro empate são-paulino e os três minutos de acréscimo mais intermináveis da História do clube. (Isso, até Dezembro daquele ano!)
Depois disso, bem...depois disso, o juiz apitou o final do jogo e foi só comemorar!
Tanto o gol do Ceará contra o Maracaibo quanto enfrentar o SPFC em mata-mata tornaram-se sinônimo de  bons futuros pois em 2010, também tivemos um primeiro gol feito por lateral direito: Nei contra o Emelec e naquele 2010, também enfrentamos o SP para conquistarmos o título.

Por isso, comemora torcida colorada!
6 anos da Primeira Conquista da América!

Foto na Superior do Beira Rio: Inter 3x2 Chivas
 Meu pai, meu irmão e eu! Vamo, vamo Inter!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Torcidas de Futebol e a Cultura do Ódio!

Sou de um tempo antigo. Sou de um tempo em que camisas de times de futebol eram desejo de consumo de qualquer jovem, porém só eram vistas nos campos dos estádios de futebol. Estas camisetas não eram vendidas e lembro que a primeira camiseta que tive foi feita pela minha mãe: ela comprou o emblema e costurou em uma camiseta toda vermelha. Faz uns 10 ou 15 anos que começou-se a popularizar estas camisetas e, o que era pra dar um colorido diferente e bonito na cidade, transformou-se, em alguns casos, em combustível para a violência. Hoje, lamentavelmente, vemos cenas de violência cada vez mais diária e feitas por pessoas cada vez mais jovens. Temos situações que vão desde o uso de expressões "pano de chão", até expressões chulas para se referir a alguma coisa do adversário. Eu vou a jogos de futebol desde que tinha 10 anos e sempre tive uma relação tranquila com o futebol. Fazia e faço o que qualquer torcedor faz: torço, seco, vibro, choro...mas claro tudo dentro da possível c

A que pontos chegamos?

Tentem-se imaginar sendo achincalhado, humilhado diariamente nos mais diversos meios de comunicação - rádios, tvs, jornais, bem como redes sociais. Como diria Paulo Henrique Amorim, um verdadeiro "Massacre!". Como se tudo isso não bastasse, ver a intimidade de sua casa ser invadida e detalhes de sua vida serem expostos, pela mesma mídia, pelos mesmos meios de comunicação... Goebbels não faria melhor. Nunca sua frase "Uma mentira repetida mil vezes, torna-se verdade." foi tão atual. Imagine-se sofrendo uma tortura psicológica diária, carregar um fardo, um peso - aquilo que antes era orgulho pessoal, orgulho de vida, história de vida - a tortura diária transformou em fardo. Possivelmente, ter receio de sair na rua, de ir ao shopping pelo simples medo de ser ofendida como inúmeros foram, em restaurantes, hospitais e outros lugares. Este tipo de gente que deu-se ao trabalho de ofende-la às portas do hospital, sem sequer respeitar a situação delicada que p

Texto de Apoio 06 (turma 203)

 A Conquista da América (continuação) Olá! Vamos continuar vendo o processo de dominação e conquista do chamado “Novo Mundo” que viria a se chamar América, iniciado no texto de apoio anterior. Se quiser (re)ler, clique aqui . Podemos considerar que, para efeito de estudo, foram três os casos de conquista européia no Novo Mundo: a chamada América Ibérica (Portugal e Espanha) e a América Inglesa. Sempre importante lembrar que estas Coroas européias são Absolutistas e Mercantilistas. Se você não lembra dos principais conceitos, clique aqui . América Espanhola O processo de conquista e dominação da parte espanhola do Novo Mundo divide-se em dois períodos: Período das Conquistas e Período da Colonização. a) Período das Conquistas : do descobrimento até 1530 (séc.XVI). O acontecimento mais relevante dessa fase foi a destruição dos grandes impérios ameríndios. também chamados de pré-colombianos(Maia, Inca e Asteca). Além da dominação sobre outros povos como os toltemas, olmecas e etc… b) Per