Pular para o conteúdo principal

10 clássicos que você deveria ler, se ainda não leu. (parte I)

Então, meus amigos leitores(comentem o tópico,ok?), espero que tenham gostado da nossa lista sobre filmes.E agora, que eu tomei gosto pela coisa, resolvi comentar alguns livros,que considero importantes, como sugestão. Alguns de vocês deverão conhecer, outros...eu já acho mais difícil, mas não impossível. São livros sobre os mais variados assuntos. Uns recentes, outros antigos. Este tópico, da mesma forma que o dos filmes, será dividido em duas partes. (Por isso tem um "parte I", no fim do título)
A nossa lista começa com aventura de Costa a Costa nos Estados Unidos. Com apenas 50 dólares,normalmente enviado via correio pela avó com quem morava, o autor pega carona nas mais diversas aventuras e conhece inúmeras pessoas. O livro em questão é "On the Road", de Jack Kerouac. Aproveitem...vale a pena.
Este é facilmente encontrável nas prateleiras de supermercados.
O outro livro é um relato jornalistico sobre o brutal assassinato de uma família numa cidade no interior dos Estados Unidos. O ritmo do texto prende o leitor do começo ao fim. Assassinato ocorrido em 1959, teve a publicação do livro ocorrida em 1965. Truman Capote tinha uma dívida com seu editor, quando lê uma reportagem sobre este assassinato quadruplo. No mesmo momento, liga para o editor e diz, entre outras coisas, "Já tenho a história do meu livro." Figura controversa, de opiniões fortes, Capote "invade" a cidade e a vida daquelas pessoas. Até hoje, impressiona. O livro chama-se "A Sangue frio". Da mesma forma que o anterior, virou filme.
Imagine-se um delegado. Em vias de se aposentar. Fazendo sua rotina numa delegacia esquecida por Deus. De repente, um convite, de um superior, mas mais que um superior, alguém que discorda diametralmente de suas opiniões. Mesmo assim, o convite é aceito e cria-se uma parceira interessante entre dois diferente.
As charges de Ique e frases como "Ipanema brilha a noite" e "A partir de hoje, a Anti-sequestros não sequestra mais". completam o recheio deste livro que, lamentavelmente, caiu no esquecimento. Até hoje é interessante parar para ouvir/ler as entrevistas deste delegado quando o assunto é crime organizado e segurança pública. Este chama-se "Hélio Luz - um xerife de esquerda."
Um jornalista consagrado reúne uma equipe que durante um ano compra as edições diárias de alguns dos principais jornais brasileiros para pesquisar qual o papel, em muitos casos de subserviência, da imprensa  brasileira no caso "Eua x Bin Laden x Afeganistão". Um trabalho sério de Carlos Dorneles, neste "Deus é inocente, a imprensa não."
Este livro eu dei de presente para algumas pessoas, emprestei o meu exemplar pra outras....todas me retornaram dizendo que gostaram muito.
O livro que encerra a primeira metade não deixa de ser menos importante do que os demais só por estar no fim. Um fenômeno acomete toda a população do país: estão todos cegos. "Se podes olhar vê. Se podes ver, repara.", são frases que tocam fundo em que lê, no mínimo, leva à reflexão. O livro em questão é "Ensaio sobre a Cegueira". Virou filme, um baita filme. Recomendo muito.
"Uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos."


Fim da primeira parte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Torcidas de Futebol e a Cultura do Ódio!

Sou de um tempo antigo. Sou de um tempo em que camisas de times de futebol eram desejo de consumo de qualquer jovem, porém só eram vistas nos campos dos estádios de futebol. Estas camisetas não eram vendidas e lembro que a primeira camiseta que tive foi feita pela minha mãe: ela comprou o emblema e costurou em uma camiseta toda vermelha. Faz uns 10 ou 15 anos que começou-se a popularizar estas camisetas e, o que era pra dar um colorido diferente e bonito na cidade, transformou-se, em alguns casos, em combustível para a violência. Hoje, lamentavelmente, vemos cenas de violência cada vez mais diária e feitas por pessoas cada vez mais jovens. Temos situações que vão desde o uso de expressões "pano de chão", até expressões chulas para se referir a alguma coisa do adversário. Eu vou a jogos de futebol desde que tinha 10 anos e sempre tive uma relação tranquila com o futebol. Fazia e faço o que qualquer torcedor faz: torço, seco, vibro, choro...mas claro tudo dentro da possível c

A que pontos chegamos?

Tentem-se imaginar sendo achincalhado, humilhado diariamente nos mais diversos meios de comunicação - rádios, tvs, jornais, bem como redes sociais. Como diria Paulo Henrique Amorim, um verdadeiro "Massacre!". Como se tudo isso não bastasse, ver a intimidade de sua casa ser invadida e detalhes de sua vida serem expostos, pela mesma mídia, pelos mesmos meios de comunicação... Goebbels não faria melhor. Nunca sua frase "Uma mentira repetida mil vezes, torna-se verdade." foi tão atual. Imagine-se sofrendo uma tortura psicológica diária, carregar um fardo, um peso - aquilo que antes era orgulho pessoal, orgulho de vida, história de vida - a tortura diária transformou em fardo. Possivelmente, ter receio de sair na rua, de ir ao shopping pelo simples medo de ser ofendida como inúmeros foram, em restaurantes, hospitais e outros lugares. Este tipo de gente que deu-se ao trabalho de ofende-la às portas do hospital, sem sequer respeitar a situação delicada que p

Texto de Apoio 06 (turma 203)

 A Conquista da América (continuação) Olá! Vamos continuar vendo o processo de dominação e conquista do chamado “Novo Mundo” que viria a se chamar América, iniciado no texto de apoio anterior. Se quiser (re)ler, clique aqui . Podemos considerar que, para efeito de estudo, foram três os casos de conquista européia no Novo Mundo: a chamada América Ibérica (Portugal e Espanha) e a América Inglesa. Sempre importante lembrar que estas Coroas européias são Absolutistas e Mercantilistas. Se você não lembra dos principais conceitos, clique aqui . América Espanhola O processo de conquista e dominação da parte espanhola do Novo Mundo divide-se em dois períodos: Período das Conquistas e Período da Colonização. a) Período das Conquistas : do descobrimento até 1530 (séc.XVI). O acontecimento mais relevante dessa fase foi a destruição dos grandes impérios ameríndios. também chamados de pré-colombianos(Maia, Inca e Asteca). Além da dominação sobre outros povos como os toltemas, olmecas e etc… b) Per