Pular para o conteúdo principal

Filmes que provavelmente que você não viu, mas deveria...(parte 2)

Oi, pessoal, tudo bem? Gostaram dos primeiros cinco filmes? Espero que sim. Vamos lá pra segunda metade da nossa lista.Fiquem à vontade para discordar, ou não. Bom, vamos deixar de blá, blá e lá vamos nós com a sequência de filmes.
Nossa lista continua com um filme que, desde o momento em que vi trailer, achei muito legal e diferente.Diferente pelos ângulos de câmera, pela velocidade (ou não, muitas vezes) da imagem.O filme em questão é "Jogos, Trapaças e dois Canos Fumegantes" (Guy Ritchie, 1998).A trilha sonora é outro capítulo a parte: desde Iggy Pop and Stooges até reaggae. Um grupo de amigos reúne uma grana para que um deles - especialista em carteado (ou pelo menos ele achava que era) - participe de uma mesa com aposta alta e consiga o retorno de seu "investimento". Se a ideia era vencer na mesa de jogo, isso fica só na esperança...No filme, recheado de personagens esquisitos, eu destaco  Big Cris, cobrador de dívidas do mafioso da cidade e seu filho Little Cris.O filme ainda conta com a participação do cantor Sting no papel do dono de um bar, pai de um dos quatro garotos que se envolve na confusão central do filme. São inúmeras ações paralelas e todos tentam se dar bem.
É um filme bem característico da estética Guy Ritchie, diretor também de "Snatch, porcos e diamantes."
Outro filme característico de uma nova forma de fazer cinema. É assim que inicio a definição deste que tornou-se um cult. Estou comentando "Trainspotting"(Danny Boyle, 1996) Retrata a relação de um grupo de amigos com a heroína, suas causas e seus efeitos. O filme tem cenas impactantes, como o delírio com a criança, mas tem outras tantas sequências engraçadas. Outro detalhe importante é a crítica do filme à nossa sociedade consumista.
Imagine um grupo de amigos, todos adultos, reunidos discutindo suas relações pessoais e a relação destas com o mundo em que vivemos. Imaginou? Pois este o foco central de "O Declínio do Império Americano",(Denys Arcand, 1986). Encontre com estes amigos e aproveite o papo. Vale a pena!
Um filme em que a tragédia acontece e o namorado tenta descobrir que fez aquilo com sua amada. Algumas cenas fortes, outras fortes demais. Mas, ao mesmo tempo, um filme que nos propicia entender como a vida pode mudar de um segundo para outro. Basta que estejamos no lugar na errado, na hora errada. É disso que trata "Irreversível"(Gaspar Noé, 2002). Procure essa preciosidade. Vale a pena.
Para encerrar nossa lista um clássico do cinema político. Filme que retrata o sequestro de um cidadão americano por um grupo guerrilheiro.Este é o clássico "Estado de Sítio"(Costa Gravas, 1973). Costa Gravas dirigiu também "Z", "Sessão especial de justiça", "Missing" e "O quarto poder". Todos estes filmes merecem a atenção de que os assiste, pois ou retratam momentos da história da américa latina e seus governos de fantoches ou são críticas ao papel da imprensa e sua forma prodigiosa de manipular os fatos em nome da audiência. Aproveitem e vejam "Estado de Sítio" como forma de ser apresentado ao cineasta Costa Gravas e sua forma de contar histórias que muitas vezes gostaríamos de esquecer.
Esta é a nossa lista. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários abaixo, é importante para saber a opinião de vocês. Meu twitter é @prof_colorado.
Até semana que vem, quando teremos outra lista, sobre outro assunto qualquer. Qualquer assunto.

Comentários

Postar um comentário

Aguardo seu comentário/crítica/elogio.

Postagens mais visitadas deste blog

As Torcidas de Futebol e a Cultura do Ódio!

Sou de um tempo antigo. Sou de um tempo em que camisas de times de futebol eram desejo de consumo de qualquer jovem, porém só eram vistas nos campos dos estádios de futebol. Estas camisetas não eram vendidas e lembro que a primeira camiseta que tive foi feita pela minha mãe: ela comprou o emblema e costurou em uma camiseta toda vermelha. Faz uns 10 ou 15 anos que começou-se a popularizar estas camisetas e, o que era pra dar um colorido diferente e bonito na cidade, transformou-se, em alguns casos, em combustível para a violência. Hoje, lamentavelmente, vemos cenas de violência cada vez mais diária e feitas por pessoas cada vez mais jovens. Temos situações que vão desde o uso de expressões "pano de chão", até expressões chulas para se referir a alguma coisa do adversário. Eu vou a jogos de futebol desde que tinha 10 anos e sempre tive uma relação tranquila com o futebol. Fazia e faço o que qualquer torcedor faz: torço, seco, vibro, choro...mas claro tudo dentro da possível c

A que pontos chegamos?

Tentem-se imaginar sendo achincalhado, humilhado diariamente nos mais diversos meios de comunicação - rádios, tvs, jornais, bem como redes sociais. Como diria Paulo Henrique Amorim, um verdadeiro "Massacre!". Como se tudo isso não bastasse, ver a intimidade de sua casa ser invadida e detalhes de sua vida serem expostos, pela mesma mídia, pelos mesmos meios de comunicação... Goebbels não faria melhor. Nunca sua frase "Uma mentira repetida mil vezes, torna-se verdade." foi tão atual. Imagine-se sofrendo uma tortura psicológica diária, carregar um fardo, um peso - aquilo que antes era orgulho pessoal, orgulho de vida, história de vida - a tortura diária transformou em fardo. Possivelmente, ter receio de sair na rua, de ir ao shopping pelo simples medo de ser ofendida como inúmeros foram, em restaurantes, hospitais e outros lugares. Este tipo de gente que deu-se ao trabalho de ofende-la às portas do hospital, sem sequer respeitar a situação delicada que p

Texto de Apoio 06 (turma 203)

 A Conquista da América (continuação) Olá! Vamos continuar vendo o processo de dominação e conquista do chamado “Novo Mundo” que viria a se chamar América, iniciado no texto de apoio anterior. Se quiser (re)ler, clique aqui . Podemos considerar que, para efeito de estudo, foram três os casos de conquista européia no Novo Mundo: a chamada América Ibérica (Portugal e Espanha) e a América Inglesa. Sempre importante lembrar que estas Coroas européias são Absolutistas e Mercantilistas. Se você não lembra dos principais conceitos, clique aqui . América Espanhola O processo de conquista e dominação da parte espanhola do Novo Mundo divide-se em dois períodos: Período das Conquistas e Período da Colonização. a) Período das Conquistas : do descobrimento até 1530 (séc.XVI). O acontecimento mais relevante dessa fase foi a destruição dos grandes impérios ameríndios. também chamados de pré-colombianos(Maia, Inca e Asteca). Além da dominação sobre outros povos como os toltemas, olmecas e etc… b) Per