Pular para o conteúdo principal

Considerações sobre o Carnaval.

Lá vai o Carnaval 2015....
Lá vem o Carnaval 2016!

Pois é...já vivemos o reinado de Momo neste ano de 2015. Quando era adolescente, a minha diversão era pular o Carnaval de rua, especialmente em Imbé - praia do litoral norte do RS. A principal vantagem era que, por ser de rua, era de graça.

Pois, o tempo passou, casei, agora sou pai e me distanciei do Carnaval. Porém, esse distanciamento, não me impede de observa-lo e, quando possível, comentá-lo.
Em anos anteriores tínhamos a transmissão do Carnaval de Porto Alegre, de São Paulo e do RJ. Essas transmissões, pelo menos pra mim, serviam para deixar a televisão ligada e assistir aos desfiles até o sono chegar. Quando o sono vinha, pressionava o botão "off" e....cama.
Assim, sem nenhuma forma de resistência por querer ver esta ou aquela escola.

Este ano, aconteceu algo "fora da ordem" (obrigado, Caetano).

Em determinado momento, começaram a circular pelas redes sociais a informações que a RBS - detentora EXCLUSIVA - dos direitos de transmissão do Carnaval de Porto Alegre, não iria transmitir o carnaval. E isso de fato ocorreu, mas ocorreu com requintes de crueldade, porque NEM SEQUER a apuração foi noticiada. Isso mesmo, NÃO HOUVE transmissão da Apuração do desfile das Escolas de Samba de Porto Alegre.
Considerei um desrespeito às comunidades que, se tem carros e escolas muito mais pobres que os "primos" de São Paulo e Rio de Janeiro, ainda assim demonstram a mesma garra e a mesma disposição, quando não mais.

Em tempos de um Carnaval carioca, que beira o hollywoodiano - vide as comissões de frente, cada vez mais voltadas ao ilusionismo e carros alegóricos que não são nada menos do que sensacionais, tivemos também momentos da mais ampla sinceridade (procure a opinião do Neguinho da Beija-Flor, sobre a história do evento).

Alguém dirá: mas o Carnaval foi transmitido pela TVCOM, emissora do grupo RBS. Sim foi, porém, nas cidades da Grande Porto Alegre, não chega o sinal desta emissora. Como se saber as condições dos desfiles e suas respectivas qualidades?

O que a emissora fez foi avisar o resultado e realizar um COMPACTO dos desfiles. Até hoje não sei se os comentários dos apresentadores era feito "ao vivo" no compacto ou o que.

Seria muito fácil discutir o papel da emissora que ignorou solenemente o carnaval de Porto Alegre, mas vou me dirigir às direções das escolas. Segue um questionário:
#1- Até quando vai esta exclusividade na transmissão do Carnaval?
#2- Vcs nunca pensaram em democratizar a transmissão?
#3- As outras emissoras não demonstraram interesse em transmitir?
#4- Vcs acreditam que um dia voltarão a ter a transmissão AO VIVO do Carnaval de POA em tv aberta?
#5- Porque nem a Apuração foi transmitida?
#6- Vcs sabiam que o Carnaval de POA não seria transmitido AO VIVO na Tv aberta?

Se a mim isso incomodou, imagine as pessoas que estão inseridas no meio do Carnaval...
Isso que nem gosto tanto de Carnaval. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Torcidas de Futebol e a Cultura do Ódio!

Sou de um tempo antigo. Sou de um tempo em que camisas de times de futebol eram desejo de consumo de qualquer jovem, porém só eram vistas nos campos dos estádios de futebol. Estas camisetas não eram vendidas e lembro que a primeira camiseta que tive foi feita pela minha mãe: ela comprou o emblema e costurou em uma camiseta toda vermelha. Faz uns 10 ou 15 anos que começou-se a popularizar estas camisetas e, o que era pra dar um colorido diferente e bonito na cidade, transformou-se, em alguns casos, em combustível para a violência. Hoje, lamentavelmente, vemos cenas de violência cada vez mais diária e feitas por pessoas cada vez mais jovens. Temos situações que vão desde o uso de expressões "pano de chão", até expressões chulas para se referir a alguma coisa do adversário. Eu vou a jogos de futebol desde que tinha 10 anos e sempre tive uma relação tranquila com o futebol. Fazia e faço o que qualquer torcedor faz: torço, seco, vibro, choro...mas claro tudo dentro da possível c

A que pontos chegamos?

Tentem-se imaginar sendo achincalhado, humilhado diariamente nos mais diversos meios de comunicação - rádios, tvs, jornais, bem como redes sociais. Como diria Paulo Henrique Amorim, um verdadeiro "Massacre!". Como se tudo isso não bastasse, ver a intimidade de sua casa ser invadida e detalhes de sua vida serem expostos, pela mesma mídia, pelos mesmos meios de comunicação... Goebbels não faria melhor. Nunca sua frase "Uma mentira repetida mil vezes, torna-se verdade." foi tão atual. Imagine-se sofrendo uma tortura psicológica diária, carregar um fardo, um peso - aquilo que antes era orgulho pessoal, orgulho de vida, história de vida - a tortura diária transformou em fardo. Possivelmente, ter receio de sair na rua, de ir ao shopping pelo simples medo de ser ofendida como inúmeros foram, em restaurantes, hospitais e outros lugares. Este tipo de gente que deu-se ao trabalho de ofende-la às portas do hospital, sem sequer respeitar a situação delicada que p

Texto de Apoio 06 (turma 203)

 A Conquista da América (continuação) Olá! Vamos continuar vendo o processo de dominação e conquista do chamado “Novo Mundo” que viria a se chamar América, iniciado no texto de apoio anterior. Se quiser (re)ler, clique aqui . Podemos considerar que, para efeito de estudo, foram três os casos de conquista européia no Novo Mundo: a chamada América Ibérica (Portugal e Espanha) e a América Inglesa. Sempre importante lembrar que estas Coroas européias são Absolutistas e Mercantilistas. Se você não lembra dos principais conceitos, clique aqui . América Espanhola O processo de conquista e dominação da parte espanhola do Novo Mundo divide-se em dois períodos: Período das Conquistas e Período da Colonização. a) Período das Conquistas : do descobrimento até 1530 (séc.XVI). O acontecimento mais relevante dessa fase foi a destruição dos grandes impérios ameríndios. também chamados de pré-colombianos(Maia, Inca e Asteca). Além da dominação sobre outros povos como os toltemas, olmecas e etc… b) Per